terça-feira, 22 de julho de 2008

QRS 10

Neste final de semana participamos do concurso QRS 10, que é voltado para iniciantes da modalidade de telegrafia. Como acampamos com o 22º Grupo Escoteiro São Judas Tadeu, na cidade de Pinheiral, operamos QRO, para que os Escoteiros pudessem participar tanto na escuta quanto em transmissões.
Uma coisa me chamou a atenção que foi as poucas chamadas, que me levou a pensar, será que o problema é a propagação que está tão séria assim, ou seria os Radioamadores que ficam aguardando chamadas, o que no vôlei tinha a denominação “deixa que eu deixo”.
Ultimamente vejo que o CW vem despertando um interesse novamente nos jovens operadores, mostrando a eficiência da telegrafia principalmente nos DXs.
Me lembro a muitos anos atrás, quando ainda não operávamos em telegrafia, um concurso de CW que de tantos operadores participando achei que meu rádio estava com defeito, pois ocupavam todo o seguimento dos 40 metros, parecia que era um único ruído de pontos e traços.
Espero um dia ver novamente um evento como este, com a telegrafia voltando a ser a grande modalidade por que não dizer romântica das comunicações.

Forte 73

Cláudio Marcelo Teixeira – PY1CMT

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Claudão.

Que bom que achei seu blog. Legal sua iniciativa. Eu pretendo, em breve, mas, sem data definida, retornar às atividades de radioamador, assim como na Loja. Estou reorganizando a vida e quando tudo estiver encaminhado, volto para todas as minhas atividades (radioamadorismo, montanhismo, GPS, navegação... etc.).
Quando estiver em BM vou fazer escuta em 146.520 MHz com um HT sem antena externa...rsrs espero conseguir ouvir alguém.

Forte 73.

André Lima. (ZZ1JSV - Limão)
asouzalima.msc@gmail.com